Fisioterapia facial

No tratamento da Paralisia Facial Periférica ou Paralisia de Bell, comumente são usados medicamentos como corticóides (associado a um anti-viral ou não), colírio para ser usado no olho do lado afetado pois, como este não pisca, não há a correta lubrificação do olho, podendo causar em casos mais graves úlcera na córnea levando a quadros de perda de visão. Vitaminas do complexo B também são utilizados em alguns casos. Fisioterapias faciais que podem incluir simples exercícios de estimulação da musculatura e nervos ou até estimulação com pequenos choques elétricos na face. Mas atenção, jamais aplique qualquer tipo de tratamento ou medicação sem procurar um otorrinolaringologista ou neurologista. Nesta seção você vai encontrar vídeos sobre fisioterapia facial e dicas de tratamentos.

Fisioterapia facial caseira

Além da fisioterapia facial realizada em clínica com profissionais da área, você pode e deve fazer fisioterapia facial em casa, por sua própria conta. Deixar de estimular a musculatura da face durante a paralisia facial, pode enrijecer os músculos da face levando a quadros crônicos de paralisia facial, portanto, aproveite as dicas abaixo e pratique os exercícios faciais ao menos duas ou três vezes ao dia para auxiliar na sua recuperação.

O Alfredo Ericeira gravou este vídeo bem didático e objetivo ensinando excelentes exercícios faciais para se fazer em casa:

 

A Natalia Gabriely de Campinas traz dicas importantes para a fisioterapia caseira, inclusive utilizando gelo, o que é bem importante para estimular os nervos. No vídeo ela faz uma narrativa de como contraiu a paralisia facial, portanto se você estiver interessado apenas nos exercícios, pule direto para o 8º minuto:

Terapias Alternativas

Embora não exista fórmula mágica, terapias alternativas podem auxiliar na recuperação da paralisia facial ou paralisia de bell.

Acesse esta página e fique por dentro das indicações.